9 macetes que irão te ajudar na hora de por o bebe para dormir

9 Macetes que irão te ajudar na hora de pôr o bebê para dormir

Hoje nossa filha está com 2 anos e 4 meses e já dorme com certa facilidade, mas nem sempre foi assim. Por sermos pais de primeira viagem, apanhamos um bocado até acertarmos no modo de fazê-la dormir, e dentre muitas dicas pessoais e macetes encontrados pela internet resolvemos elencar 9 Macetes que irão te ajudar na hora de pôr seu bebê para dormir.
Então vamos para a lista…
1 – Evite contato visual
     É tão simples quanto eficiente. Manter o contato visual com o bebê enquanto tenta coloca-lo para dormir, o estimula, o que atrapalha o sono. O adequado é evitar olhar diretamente e fixadamente para o pequeno, e se possível fechar os olhos a toda tentativa de contato visual.
2 – Mantenha o ambiente em temperatura adequada
     Alguns bebês vão muito bem com uma temperatura um pouco mais alta que a ambiente, outros preferem um pouco mais baixa. Também tem bebês que não gostam de cobertores ou qualquer outra coisa os tocando. De todo modo, manter uma temperatura agradável é imprescindível para ajudar no sono do bebê.
3 – Luzes apagadas
     Bebês aprendem por associação e através destas criam seus padrões. Crie um ambiente adequado para dormir, com luzes apagadas e sem ruídos altos para que seu bebê possa entender que este momento é para dormir.
4 – Fraldas para a noite
     Uma causa bem comum do choro de bebes, e não exclusivamente a noite, é o desconforto em virtude da fralda molhada. Resolver esse problema nos dias de hoje é bem simples, já que existem uma diversidade de fraldas especiais para o sono, que possuem absorção diferenciada e dão a sensação de fralda seca para o bebe. Apesar de serem geralmente um pouco mais caras que as fraldas convencionais, acredito que seja um custo que compense pagar em troca de uma boa noite de sono.
5 – Rotina
     Esse macete não é restrito a bebês. Nós adultos precisamos de rotina. Se não dormimos a noite, tentamos compensar de dia e por não ser suficiente atropelamos nossa rotina. Com os bebês ocorre o mesmo, portanto, tente criar pelo menos a rotina do sono noturno. Defina o horário limite para colocar o bebê para dormir e tente obedecê-lo diariamente.
6 – Embale-o
     Quanto mais novo o bebê, mais ele sente falta do útero, que afinal era seu ambiente natural. Portanto, pegue uma fralda e o embale, tentando reproduzir a posição em que ele ficava na barriga. Vale lembrar que depois dos primeiros meses fica muito difícil manter essa rotina então será melhor usar outras estratégias para ajudar seu bebê na hora de dormir.
7 – Interprete os sinais do seu filho
     Quando o sono chega, a cabecinha dos pequenos vira uma confusão só, e com isso uma série de sinais são expressados. Geralmente os bebes bocejam, esfregam os olhos ou choram sem motivo. Porém outros ficam bastante agressivos. Aprenda a entender seu filho para poder interpretar seus sinais.
8 – Use sua voz
     Sua voz já é familiar para seu filho antes mesmo dele sair da barriga, e ouvi-la na hora de dormir lhe faz se sentir bem mais seguro e ter certeza de que você está perto. Você pode chiar, cantarolar ou conversar em tom bem suave.
9 – Ruído Branco
     Durante o período que esteve no útero, seu bebê se acostumou a ruídos constantes, seja do seu coração ou estômago, então nada mais normal que ele se sinta mais confortável com algum tipo de ruído que com o silencio. Se seu filho se enquadra aqui, tente ligar um ventilador ou usar um aplicativo de celular para simular um ruído branco.
Bem, estas foram as nossas 9 dicas para te ajudar na hora de pôr seu pequeno para dormir. Esperamos que de algum modo te ajude, e se você tem seus próprios macetes, nos conte nos comentários, eles poderão ajudar outras mães.
  • 13
    Shares

Pai da Laura. Xinguarense de nascença e Palmense de coração; Analista de Sistemas e amante de tecnologias; Bombeiro Militar; Sou apaixonado por natureza, motos, viagens e aventuras.

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.Os campos obrigatórios estão marcados *